Entenda o que é auditoria fiscal e como se preparar para ela
24/01/2020
Você é uma das pessoas que sentem calafrios só de ouvir falar em auditorias?
Hoje, vamos desmistificar o processo para que você entenda o que é auditoria fiscal de verdade e como esse processo pode ser na verdade muito vantajoso para uma empresa.
Acompanhe!
Afinal, o que é auditoria fiscal?
A auditoria fiscal é uma avaliação minuciosa e interna que verifica se uma empresa está em dia com suas obrigações com o Fisco.
Grosso modo, contrata-se ajuda profissional para passar um pente fino na situação tributária de um negócio, e assim se certificar de que ele esteja pagando todos os seus impostos.
Caso haja alguma irregularidade, a auditoria também orienta a empresa sobre como corrigir a situação e assim evitar multas e sanções.
Porque ela é tão importante para a sua empresa?
As empresas encaram a auditoria como um mal necessário, um desgaste financeiro e até mesmo emocional.
Mas na verdade, a auditoria fiscal funciona como uma medida preventiva para que você se livre de todo o tipo de prejuízo.
Não é novidade que o Fisco tem uma necessidade constante de arrecadação, e por isso leva a sério as leis sobre fraudes e sonegação.
Isso significa que a gestão fiscal precisa ser bem-observada para que a companhia não acabe recebendo notificações ou multas salgadas sem necessidade.
Além disso, a auditoria fiscal também consegue identificar se foram pagos tributos a mais ou se a empresa tem créditos tributários a ser compensados.
Veja também: O passo a passo para pagar menos impostos legalmente
Como funciona uma auditoria na prática?
Tudo começa com a escolha de uma empresa especializada ou de um auditor autônomo.
Seja qual for profissional escolhido, ele precisa conhecer a fundo a legislação fiscal e processos contábeis e financeiros.
No fim da análise de documentos, o profissional prepara um documento chamado Parecer do Auditor, que é um diagnóstico geral da situação fiscal da empresa.
Esse parecer é importante não só para orientar a regularização fiscal, mas para guiar o próximo planejamento tributário da empresa.
Dessa forma, evitamos que os mesmos erros sejam cometidos e, com sorte, a companhia conseguirá economizar com tributos no futuro.
O que entra na auditoria fiscal?
A auditoria fiscal precisa ser panorâmica, compreendendo a análise de tributos diretos e indiretos e obrigações principais e acessórias da empresa.
Além disso, ela abrange as esferas municipal, estadual e federal. Dessa forma, o auditor fiscal geralmente irá analisar:
- Escrituração fiscal contábil
- Escrituração fiscal digital
- Balanço patrimonial
- Balancetes mensais
- Demonstrações de resultados
- Demonstrações de variação do patrimônio líquido
- Comprovantes de cálculo de impostos
- Comprovantes de recolhimento de Contribuição Social, IPI, IRPJ, ISS, ICMS, PIS e Cofins
- Livros de apuração tributária
- Benefícios fiscais da empresa
- Análise da DIPJ
- Demonstrativos do estoque
Como se preparar para uma auditoria fiscal?
Existem alguns passos que você pode tomar para preparar o terreno e deixar a auditoria um processo mais simples e tranquilo para toda a empresa.
Acompanhe os 3 essenciais a seguir:
1. Tenha uma boa apuração de impostos
Como já dissemos, o auditor precisa analisar os seus livros de apuração tributária.
Se você não tem uma apuração de impostos assertiva, pode ser que o trabalho fique ainda mais complicado para todos, uma vez que o auditor precisará fazer ele mesmo esse processo.
Isso significa que ele exigirá ainda mais documentos e ainda mais tempo da equipe.
Já quando você tem a “casa” já arrumada, tem meio caminho andado para atender às exigências do auditor.
A partir de uma boa apuração, ele apenas aplica seu conhecimento para validar os dados e recomendar mudanças necessárias.
Neste artigo, ensinamos você a fazer a sua apuração de impostos do jeito certo através de 10 dicas práticas. Vale a pena dar uma olhada!
2. Use a tecnologia para recuperar documentos perdidos
Ter documentos e dados atualizados já é essencial para o dia a dia da empresa, mas é imprescindível para uma auditoria fiscal de sucesso.
E se você lida com um alto volume de notas, por exemplo, pode ser que não tenha mais alguns dos arquivos XML correspondentes a elas.
Para resolver a questão, você pode usar tecnologias como a Consulta Cadastral, que recupera em um clique os arquivos XML das notas direto do portal da SEFAZ.
É esse tipo de ferramenta que, além de eficiência, garante conformidade na emissão de NF-e e CT-e, evitando notas denegadas ou rejeitadas e mantendo informações importantes em segurança e constante atualização.
Isso porque essa solução varre mais de 60 bases públicas privadas, trazendo na hora informações validadas dos seus clientes e parceiros.
Clique aqui para conhecer essa tecnologia e deixar a auditoria mais tranquila para todos.
Ela é uma ótima forma para você estruturar todo o seu acervo cadastral e ainda satisfazer o auditor!
3. Organize e separe os documentos necessários
Falando em documentos, eles precisam estar devidamente organizados, para que o auditor tenha a clareza que uma auditoria eficiente exige.
Afinal, documentos são a matéria-prima desse profissional.
Se você desconfia que ainda não tem um nível de organização bacana, veja aqui 6 ferramentas de gestão de documentos que ajudam a descomplicar e organizar toda a papelada.
Como você pode ver, a auditoria fiscal não precisa ser um bicho de sete cabeças.
Com certeza é um período de insegurança, em que as pessoas ficam sob muita pressão.
Mas fazendo um bom preparo e escolhendo um profissional de confiança, é possível passar por essa fase de forma tranquila e ainda colher grandes frutos.
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