Escrituração fiscal: o guia prático para você entregar a sua sempre no prazo
08/11/2019
Você lida com rotina fiscais e sente um pouco de dificuldade para estar constantemente em dia com as suas obrigações, como a entrega da escrituração fiscal?
Então, continue lendo e descubra o que você deve fazer para entregá-la sempre no prazo e com as informações certas!
O que é escrituração fiscal?
Todas as empresas nacionais têm a obrigação de informar ao governo sobre suas movimentações financeiras, fiscais e contábeis.
E a escrituração fiscal é justamente isso: transmitir para o Fisco um registro formal de tudo o que afeta o caixa da empresa.
Mas para que serve a escrituração fiscal?
Só para relembrar, esse tipo de prestação de contas tem 3 finalidades:
- Abastecer a Fazenda Pública de informações: além da fiscalização, a escrituração fiscal pinta um quadro da situação financeira das empresas brasileiras, fornecendo ao governo dados para formular políticas públicas.
- Potencializar estratégias de crescimento: mais do que manter a empresa em regularidade, registrar as movimentações fiscais pode revelar insights de gestão e possibilidades de redução de custos.
- Evitar multas: deixar de entregá-la pode gerar custos com multas e penalidades como o cancelamento da Inscrição Estadual da empresa.
Os 3 tipos mais comuns nas empresas
Na maioria das empresas, a escrituração fiscal gira em torno de três esferas: produtos, serviços e transportes.
Veja só o que é exigido em cada uma delas:
Entradas e Saídas
Como diz o nome, a escrituração de entradas e saídas é o controle das mercadorias que entram e saem da empresa. Também está inclusa toda a documentação acessória, como a NFe.
Isso significa que fazer um bom trabalho de inbound de documentos é o coração da sua escrituração.
Afinal, se o recebimento e a validação das notas que chegam não forem feitos com cuidado, você não vai ter as informações corretas para alimentar o seu ERP e muito menos o Fisco.
Isso porque podem ocorrer inconsistências em alíquotas de impostos, no número do CFOP e até no CNJP de um fornecedor.
O problema é que para fazer com cuidado é preciso tempo, e muitas vezes corremos contra ele para entregar a escrituração no prazo.
E o segredo pra vencer essa barreira que compromete até 70% do tempo da equipe fiscal está na automação!
Hoje, já existem tecnologias que validam automaticamente os dados nas notas, deixando tudo pronto para o SAP e para o SPED.
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Conhecimento de Transportes
Da mesma forma, as empresas são obrigadas a escriturarem os serviços de transporte de cargas que contratam ou fornecem.
E assim como é preciso registrar e validar as informações das notas de mercadoria, o mesmo precisa ser feito com documentos relativas ao transporte, como o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).
Esse também é um processo demorado e que pode ser 100% automatizado com tecnologia.
Leia agora: Por que você perde quando não automatiza processos
Serviços Prestados e Tomados
A lei também exige que as empresas prestem contas sobre os serviços que fornecem ou contratam.
Assim, é obrigatório organizar e validar também as Notas Fiscais de Serviço que chegam e saem. Vale a pena redobrar a atenção na conferência do CNPJ e na variação estadual da alíquota do ISS!
Como é feita essa prestação de contas?
A escrituração é algo tão importante para o Governo que acontece em uma plataforma própria – o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).
Porém, nesse ambiente, escrituração fiscal se divide em 3 demonstrações diferentes:
Escrituração Contábil Digital (ECD)
A ECD é referente ao balanço patrimonial da empresa, dando um panorama dos seus resultados.
A entrega é obrigatória para quem está nos regimes Lucro Real ou Lucro Presumido, e precisa ser feita até o último dia de maio do próximo ano.
Por exemplo: a ECD de 2019 deve ser enviada até 31 de maio de 2020.
Escrituração Fiscal Digital
Essa obrigação na verdade se divide em duas – existe a EFD, que apura ICMS e IPI – e outra, que apura PIS e COFINS, chamada de EFD Contribuições.
Cada uma é elaborada em um programa validador próprio, já que elas tratam de impostos diferentes.
O prazo de entrega da EFD ICMS/IPI vence no dia 20 do mês subsequente. Já a EFD Contribuições pode ser enviada até o 10º dia útil do segundo mês subsequente ao referente à escrituração.
Escrituração Contábil Fiscal
A ECF existe para apurar o Imposto de Renda da empresa e sua Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Todo mundo que não está no regime de Simples Nacional precisa entregá-la.
No caso da ECF, o SPED aceita a entrega até o último dia de julho do ano seguinte.
Conheça suas obrigações, ou então…
Segundo a Lei nº 12.766/2012 que alterou a Medida Provisória nº 2.158/2001, quem não cumprir as obrigações referentes à escrituração fiscal pode ser multado em:
- a) R$ 500,00 por mês-calendário ou fração para quem está no regime Lucro Presumido
- b) R$ 1.500,00 por mês-calendário ou fração para quem está no regime Lucro Real
- c) R$ 1.000,00 por mês-calendário caso a empresa seja intimada pela Receita e não cumpra o prazo estipulado
Já quem respeitar o prazo, mas incluir dados incompletos ou incorretos arca com uma multa de:
- d) 0,2% do faturamento do mês anterior ao da entrega da escrituração equivocada, não inferior a R$ 100,00
Mas as penalidades podem ir muito além da multa.
Em outubro de 2019, a SEFAZ – RJ anunciou o impedimento da Inscrição Estadual de mais de 7 mil empresas que não entregaram a EFD que apura ICMS e IPI. Até se regularizarem, elas não podem emitir ou receber documentos fiscais!
Por isso, mesmo que seja um processo que dê trabalho, a escrituração fiscal precisa ser feita com atenção.
Os 5 erros que mais atrasam a sua entrega
É comum cometer erros em um processo que exige tanto das pessoas quanto a escrituração, ainda mais se a sua empresa lida com um alto volume de documentos.
Mapeamos quais são os mais comuns para você evitar cometê-los na próxima entrega!
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Não ter cadastros atualizados
A qualidade de informação está no DNA de uma boa escrituração fiscal. Quando não temos cadastros atualizados, as informações não irão bater.
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Perder prazos
O SPED estipula prazos rígidos para a entrega da escrituração e aplica multas automaticamente quando você não os respeita.
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Fazer tudo manualmente
As chances de perder os prazos aumentam muito quando a escrituração é feita “na mão”, já que a velocidade do processo é limitada pela capacidade humana. Por isso, vale a pena dar uma chance para a automação!
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Não fazer uma boa apuração de impostos
É importante verificar se as alíquotas certas estão sendo aplicadas e se os impostos estão sendo recolhidos corretamente.
Além de preservar a saúde financeira da empresa, a apuração de impostos garante a assertividade das informações para o SPED.
Esse cálculo também é uma tarefa que pode ser deixada para a tecnologia.
Veja também: 10 dicas para fazer sua apuração de impostos do jeito certo
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Não se atualizar constantemente
As leis brasileiras estão sempre sofrendo mudanças. E quem não ficar de olho nelas corre o risco de perder alguma alteração no prazo de entrega da ECF, por exemplo.
O site Siga o Fisco é uma ótima fonte para estar sempre em dia!
E então, gostou de aprender um pouco mais sobre a escrituração fiscal?
Se esse conteúdo foi útil pra você, compartilhe este guia com os seus colegas e nas redes sociais. Até a próxima!