Aprenda com a cultura da inovação e uma nota autoadesiva
19/11/2021
Como fazer algo novo? De que maneira criar uma solução até então inimaginada? Se você já se pegou fazendo essas perguntas, é bem-possível que você tenha a cultura da inovação, mesmo que ainda não tenha descoberto isso.
Então reflita: como o Post-It reinventou o recado, o Walkman reinventou o andar solitário, o Windows reinventou o computador, a Apple reinventou o celular, o Uber reinventou o táxi e a Netflix reinventou o ficar em casa, você e a sua empresa também podem inovar.
E como fazer isso? Com a cultura da inovação! Assunto que vamos abordar ao longo do texto. Desejamos boa leitura!
O que é a cultura da inovação?
Antes de mais nada, é preciso lembrar que para chegar à uma solução criativa, a inovação precisa estar relacionada aos valores da empresa.
Sendo assim, deve ser vivida pelos colaboradores e presenciada nos hábitos dos consumidores.
Com base nisso, portanto, ela é muito maior e mais complexa do que somente a inserção de um novo produto ou aquisição de uma nova tecnologia: a inovação está no comportamento.
Tal cultura está presente no modo como você cria um modelo de negócio, atende aos seus clientes, audita processos e constrói um ambiente de colaboração interna.
Assim, ela se estende para um processo de canalização das ideias.
Dessa forma, ao otimizar as habilidades e ceder autonomia aos colaboradores, eles poderão criar soluções para melhorar o dia a dia da empresa, que por sua vez poderá inovar em seus produtos e soluções.
E estes, por sua vez, serão responsáveis por cativar os consumidores que notam essa mudança.
Por que inovar é importante?
Hoje vivemos em uma sociedade que exige novidade, conceito e informação, concorda?
Dessa maneira, a maior mudança dos últimos tempos é que a informação e o poder estão nas mãos dos consumidores.
A cada dia novos concorrentes chegam, similares, piores ou melhores do que você, mas muitos chegam com informação.
E se você não possui conhecimento do seu negócio, ele não evolui.
O que todas essas empresas citadas anteriormente têm em comum é o fato de que se surpreenderam com algo que nunca tinham visto antes ou sequer sabiam que precisavam!
Ou seja, elas quebraram paradigmas, solucionaram problemas e supriram necessidades com produtos inovadores.
Também informaram o público sobre como utilizá-los da melhor maneira.
Pense: que cliente pediu o post-it?
Nem um! Pois ele foi inventado por um colaborador da empresa.
E é isso que vamos falar no próximo tópico. Acompanhe abaixo.
Como aplicar a cultura da inovação na sua empresa?
E finalmente vamos à pergunta que não quer calar, como aplicar a cultura da inovação nas empresas? A resposta é simples: através dos colaboradores.
É isso mesmo, ideias inovadoras surgem da equipe. Ou seja, das pessoas que estão na linha de frente o tempo todo, trabalhando os processos, observando as melhorias, ouvindo os clientes e encarando a concorrência.
Com verdadeiro conhecimento de causa, os colaboradores podem criar soluções inovadoras, quando concedidos de autonomia e em um ambiente propício.
Muitas empresas inovaram e tiveram grande sucesso com insights valiosos de seus empregados.
É o caso do papel aderente que foi mencionado aqui algumas vezes. Sim, meus amigos, o Post-it!
Ele é um item top 5 dos materiais de escritório mais vendidos do mundo e foi criado por Art Fry, que na época era cientista na 3M.
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Para grudar na memória e não esquecer
Segundo ele, o Post-it foi criado com base em uma tecnologia que já havia sido criada por outro cientista, Spencer Silver.
Ele havia criado um adesivo sensível à pressão e com baixa aderência, mas ainda sem utilidade para a empresa, até que Fry encontrou “o problema para a solução”.
Enquanto cantava no coral da igreja, derrubou as partituras no chão, desejando algo que pudesse colar a papelada.
Após esse acontecimento, ele começou a trabalhar a sua ideia, fez algumas amostras à mão e em pouco tempo as pessoas do laboratório começaram a pedir mais e viu o potencial do que tinha criado.
Então foi além, decidiu fazer em um bloco de notas e construiu a máquina que possibilitou a fabricação do Post-it. Ele criou-a em seu porão, ninguém tinha essa tecnologia e funcionou!
O segredo de Fry foi a paciência, a perseverança e segundo o próprio: “tentar tudo, pois os mais bem-sucedidos são aqueles que acumulam o maior número de fracassos”.
Como incentivar os seus colaboradores a serem grandes inovadores?
A principal maneira de incentivar a inovação na empresa é dando autonomia e responsabilidade aos colaboradores para que possam criar novas soluções.
É importante também capacitar toda a equipe, pois a criatividade está associada a conhecer os aspectos técnicos. Ou seja, somente pessoas qualificadas terão ideias capazes de mudar os processos.
Por isso, certifique-se de criar um ambiente em que os colaboradores se sintam à vontade para opinar sobre as tomadas de decisões e ofereça oportunidades para que todos participem da solução.
Afinal, muitos dilemas podem ser resolvidos com a criatividade em equipe. Associe essa criatividade a projetos que tenham continuidade e que funcionem na prática.
Afinal, de nada adianta uma boa ideia se não der para colocá-la em prática. Faça as ideias gerarem projetos, mostre como aplica-los e o que esperar deles.
A tecnologia soma com a cultura da inovação
A tecnologia, como vimos aqui, não é o único pilar da inovação. Mas, ela vem para somar e diminuir o tempo gasto com tarefas cotidianas.
Portanto, é preciso estar aberto às novas alternativas que podem ser muito eficientes para o seu negócio.
Um bom exemplo são os aplicativos de gestão que podem se tornar propícios ao gerenciamento.
É o caso do software da Midas, que oferece ferramentas para as áreas fiscal e de cadastro.
Tal automatização de processos gera mais assertividade nas tomadas de decisões e ganho de tempo da equipe, que poderá focar em novos aprendizados e fazer parte da inovação da empresa.
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Nos vemos 🙂