Como a automação pode alavancar a performance do seu CSC? 
30/11/2021

Como a automação pode alavancar a performance do seu CSC? 

Já imaginou aumentar a eficiência do seu CSC, transformando ações repetitivas em ações lógicas e organizadas? Pois, bem! A automação pode revolucionar a rotina dele e trazer ganhos nunca imaginados antes.

Da otimização de tempo ao compliance imbatível e da redução de custos à facilidade de criar padronização para os processos.

Se a empresa em que você trabalha busca aumentar a competitividade de mercado e ter uma atuação mais oportuna e estratégica, acompanhe a leitura e descubra por que você deve robotizar o seu CSC.

O que é um Centro de Serviços Compartilhados (CSC)?

Muito comum no mundo corporativo, o CSC ou Centro de Serviços Compartilhados é um departamento que centraliza diversos serviços de uma empresa em um único lugar.

Basicamente, os CSCs abrangem todas as áreas de uma companhia onde há atividades operacionais e repetitivas.
Alguns exemplos são os departamentos financeiro, contábil, tributário, TI e de cadastro.

De maneira geral, o modelo de negócio é extremamente útil para unificar processos, aumentar a produtividade e reduzir custos.

Nesse sentido, companhias com várias unidades, filiais, franquias e até mesmo representantes comerciais, são as que mais se beneficiam da utilização.

Isso acontece porque o objetivo é justamente fundir as informações por meio de uma comunicação eficiente.
Ainda sim, é importante dizer que o CSC traz ganhos para empresas dos mais diferentes tipos de segmentos e portes.

Ou seja, mesmo que sua empresa seja de pequeno ou médio porte, os benefícios são altamente relevantes.

Quais os principais desafios do CSC?

Por se tratar de uma área manual, problemas como acúmulo de tarefas, erros de digitação e digitalização, falta de escalabilidade, dificuldade em estruturar processos podem surgir.

Os Centro de Serviços Compartilhados que ainda não passaram por um processo de automação são duramente impactados pela a ausência de padronização dos dados e pelo excesso de burocracias fiscais que ocasionam:

  • Retrabalho
  • Dificuldade em garantir compliance
  • Atraso no pagamento ou pagamento em duplicidade
  • Insatisfação de pessoas investidoras e stakeholders

E é justamente aí que a automação entra em cena: como aceleradora de desempenhos e melhorando resultados.

Quais os benefícios obtidos com a automação do CSC?

A tecnologia cai como uma luva para superar as dificuldades causadas pelo cenário acima, tendo papel importante para a sustentabilidade do negócio, proporcionando:

Aumento da produtividade

Podemos dizer que a automação é um acelerador de processos. Dessa forma, o ganho de agilidade gera um aumento significativo no desempenho e eficiência dos procedimentos.

Aliás, 40% dos processos do CSC podem ser robotizados, levando a um aumento de 13% de produtividade e sem adicionar custos à empresa.

Potencialização do talento da equipe

Onde há automação, há também otimização do tempo gasto com serviços repetitivos e desnecessários.

Quando você elimina a dependência de atividades manuais, os colaboradores passam a direcionar seus esforços para tarefas mais estratégicas.

Redução de custos

Processos otimizados e que entregam informações sólidas e dados coesão, reduzem as chances de erros de retrabalho e, consequentemente, auxiliam na redução de despesas.

Facilidade na comunicação

A presença de ruídos na comunicação entre setores é mais comum do que se imagina. Quando não há sintonia entre as áreas, problemas como improdutividade, conflitos, erros na realização de tarefas começam a surgir.

E, vai por mim, corrigir esses gargalos tarde demais pode sair muito caro!

Já a automação nos CSC proporciona fluidez na comunicação interna. Quando todos falam a mesma língua seu negócio consegue alcançar objetivos com mais velocidade e qualidade.

Maturidade e controle de compliance

A padronização de processos é essencial para o sucesso do compliance, isso já que a veracidade das informações diminui os riscos financeiros, descumprimento de prazos e inconstâncias de dados.

Além disso, a existência de um processo mais seguro contribui para tomadas de decisão mais assertivas e estratégicas e auxilia na criação de credibilidade em relação aos clientes da companhia.

Como a automação pode potencializar o seu CSC?

O CSC tem papel estratégico para empresas com alta demanda de parceiros e dados e que encontram dificuldade na gestão de cadastros.

É por isso que as organizações que querem aumentar a eficiência do processo de cadastro, evitar transações de ricos, reduzir dados duplicados e divergências no fornecimento estão investindo cada vez mais na robotização de Centros de Serviços Compartilhados.

Contar com o apoio de um sistema de automação integrado ao seu ERP, como a Governança de Cadastros, trará inovação para sua companhia e transformará o jeito que você lida com cadastros!

A tecnologia irá organizar, limpar e centralizar os dados, deixando-os prontos para o seu ERP, além de extrair informações altamente vantajosas para todo ecossistema de CSC.

Viu só como os resultados do seu CSC são potencializados e agilizados com uma mãozinha da automação?

Então, compartilhe o conteúdo no LinkedIn para que as outras pessoas da sua equipe também possam conhecer esses ganhos.

Te vejo semana que vem 🙂

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