Active Intelligence: um passo além da BI
17/08/2021
A humanidade nunca esteve tão acelerada: os áudios do WhatsApp agora podem ser ouvidos duas vezes mais rápido e as entregas full nunca estiveram tão presentes como agora.
Não é difícil perceber que a agilidade é essencial para o cenário fast em que vivemos. No mundo empresarial, a oportunidade de fazer negócios na velocidade dos dados é o novo diferencial competitivo entre grandes empresas.
Trabalhar com dados atualizados não é tão eficaz como há alguns anos. Os dados precisam ser entregues em tempo real, para que as ações sejam realizadas no momento certo, sem perder o timing do mercado.
A nossa velha conhecida BI mudou. Surge uma nova oportunidade de onde a análise chega até você, em vez de você precisar chegar à análise, onde os insights são obtidos mais rápidos. Estamos falando da Active Inteligence, ou Inteligência Ativa.
Basicamente, a AI é uma evolução da BI (Business Intelligence). Em outras palavras, a Inteligência Ativa muda a BI passiva para ativa, trazendo agilidade no gerenciamento de dados.
Antes de explicar o que é e como você pode aplicar a AI na sua empresa, vamos dar uma pincelada sobre o que é BI:
O que é BI?
Business Intelligence tradicional atua por meio de dados de atividade passadas, auxiliando a prever comportamentos futuros. Ou seja, são dados em repouso e que em alguns casos, não são suficientes para resolver problemas de negócios complexos.
Business Intelligence não foi projetada para dar suporte a decisões em tempo real.
O que é Active Intelligence?
A necessidade que as empresas têm de compreender e tomar decisões baseadas em tempo real aumentou. O relacionamento com o mercado precisa ser dinâmico. Logo, quanto mais rápido uma companhia puder responder aos acontecimentos conforme eles evoluem, mais competitiva ela será.
No entanto, isso só é possível se as informações refletirem o cenário atual, chegando em tempo real e estando em sintonia com o agora! Dessa forma, surgiu um novo conceito de análise.
Active Intelligence é baseada num fluxo de inteligência contínua que disponibiliza as informações atualizadas em tempo real, auxiliando ações imediatas. É sair da informação e partir para ação.
É possível integrar soluções e softwares automatizados à AI para condução de métricas mais detalhadas.
Diferente da BI, a AI são dados em movimento, fechando as lacunas deixadas pela Business Intelligence.
Além de facilitar a tomada de decisão, a Active Intelligence favorece a inovação, acelera o valor das informações e eleva a vantagem competitiva.
Do mesmo modo, também é possível:
- Mitigar riscos
- Aumentar eficiência estratégica
- Elevar a confiança na tomada de decisão
- Estar conectados com as mudanças do mercado
- Responder imediatamente às novas tendências do seu segmento
Active Intelligence na otimização de tempo
Sabemos que se tratando de análise de dados, passamos a maior parte do tempo coletando e preparando os dados do que realmente avaliando-os.
Tarefas como coletar dados, integrá-los, analisá-los e, em seguida, adicioná-los de maneira ágil se tornam mais ágeis e autossuficientes com o suporte da Active Intelligence.
Active Intelligence em ação
Engana-se quem acredita que a AI pode ser utilizada somente em áreas tecnológicas. A Inteligência Ativa vai além disso, tendo papel importante em:
- Customer Success
- Otimização da Cadeia de Suprimentos
- Manutenções preditivas no setor operacional
- Detecção de fraude e compliance fiscal
- Planejamento logística
A verdade é que anos atrás, era comum ver as pessoas torcerem o nariz quando o assunto era BI. Boa parte dessas pessoas estão se acostumando com o processo e é normal apresentarem resistência na mudança para a Active Intelligence.
No entanto, precisamos lembrar que o mercado está cada vez mais rápido e por isso transformar dados “prontos para análise” em dados “prontos para negócios” torna qualquer empresa mais oportuna e estratégica.
Agora, queremos saber sua opinião!
Sua empresa já está dando os primeiros passos rumo à Active Intelligence?
Conte nos comentários abaixo e até a próxima.