3 dicas imperdíveis para acelerar sua migração para um ERP
10/09/2020
Fazer a migração para um ERP pode ser um processo demorado, já que consiste na transferência de todas as informações de um sistema para o outro.
Ou seja, muito de como essa transferência vai se desenvolver e funcionar está no planejamento, que também interfere na velocidade em que o processo será feito.
Além disso, saber o passo a passo do que é preciso – e como isso ajuda a acelerar a migração– é algo essencial para que seu ERP esteja completo e seguro depois que receber os dados.
Outra questão que deve ser lembrada é que essa ferramenta será usada por todos os setores da empresa, então ela precisa ser muito flexível e conseguir acompanhar o crescimento do negócio.
Bom, você já percebeu que muitas coisas acontecem antes da migração em si e que é necessário estar preparado. Então é sobre isso que vamos falar no blog de hoje.
Quer entender como tornar o processo de migração mais ágil? Continue lendo!
LEIA MAIS: O que sua empresa perde sem uma boa administração de materiais
- Mapeamento e Planejamento
O mapeamento, de forma ideal, deve ser algo que a empresa já tem pronto quando decide migrar para um ERP.
Isso porque é preciso entender os processos que a sua empresa tem, em qual ordem acontecem, se são interdependentes e até mesmo se algum deve ser excluído ou substituído.
Quanto menor a aderência e conhecimento dos próprios processos, mais difícil será a implantação do ERP. Por isso, para uma migração mais rápida é imprescindível ter tudo isso mapeado.
E é aí que entra a parte do planejamento. Quando você entende o que sua empresa tem, você sabe o que ela precisa para funcionar melhor, esse é o primeiro passo.
Depois, é fundamental decidir quais informações serão transferidas e como serão transferidas.
Então, quando estiver procurando um ERP, certamente você já definiu o que ele precisa ter e como precisa ser. Assim, o processo de migração acontece mais rápido.
- Cloud de Alta Performance
Para que seu ERP ofereça a melhor experiência possível para todos os usuários é essencial que ele tenha um banco de dados com grande capacidade.
Um dos pontos que faz com que usar uma Cloud de Alta Performance torne a migração mais rápida é a simplicidade na integração de processos, além, é claro, de facilitar o momento da instalação.
Servidores físicos demandam mais manutenção, e com isso, pessoal especializado, refrigeração, espaço, têm maior probabilidade de serem atacados por vírus e até mesmo sofrem mais com questões naturais como chuva e raios.
Ou seja, mais tempo e dinheiro com um sistema que tem mais chances de causar um impacto negativo na sua empresa, antes e depois da instalação.
Aqui é imperativo ressaltar que para acompanhar uma cloud de alta performance e fazer com que ela funcione adequadamente é necessário prover estabilidade no acesso à internet e uma superconectividade.
E os custos compensam em longo prazo, por questões como:
- Agilidade inicial
- Escabilidade do sistema
- Facilidade de uso
- Mais segurança dos dados
- Personalização do ambiente
- Método de migração
Por fim, definir um método de migração é muito importante para a agilidade e efetividade do processo. Para isso existem algumas possibilidades.
Mas antes de escolher a forma correta de migrar é interessante fazer uma simulação rápida da migração, conhecida também como pre-migration impact assesment.
Esse processo, que pode acontecer ao longo de poucos dias ou semanas, ajuda a prever os custos implicados, a tecnologia solicitada e imprevistos que podem surgir.
Ou seja, quando a migração realmente acontecer você já lidou com possíveis problemas que tornariam a transferência mais lenta.
É aqui que entra nossa sugestão de método. O scrum é um formato muito usado na tecnologia da informação.
Essa metodologia divide o projeto em pequenos ciclos, chamados de sprints, em que são feitas reuniões frequentes para que a equipe alinhe o que está fazendo e o que pode ser melhorado.
Dessa forma, a migração acontece de forma mais organizada e ágil, pois existe uma discussão constante sobre o que está acontecendo, como essas ações podem melhorar e serem mais rápidas.
BÔNUS!
A quarta dica vem em forma de bônus, para recomendar os serviços das Midas que ajudam na adequação da sua empresa pré-migração e são essenciais para manter os sistemas atualizados no pós.
A Midas vai te ajudar a iniciar o processo com ações como:
- Definir fontes de dados, públicas ou privadas, que devem ser consultadas
- Gerar comprovantes das consultas para armazenamento, auditoria e fiscalização
- Criar uma metodologia para os cadastros (definir abreviações, quantidade de caracteres)
- Gerar informações dentro do padrão esperado pelo novo ERP (layout, quebra de palavras, retirada de acentuações, espaços duplos)
E depois da sua migração a Midas oferece ainda serviços para manter seu ERP atualizado, dentro do padrão estabelecido e higienizado.
Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe com os colegas!