7 insights que só a gestão de dados possibilita nas empresas
23/11/2017

7 insights que só a gestão de dados possibilita nas empresas

Hoje tão valiosa quanto petróleo, a gestão de dados é a nova galinha dos ovos de ouro do mundo dos negócios.

Nunca uma metáfora foi tão importante. E o motivo é simples: dados são cruciais porque geram informações que auxiliam na tomada de decisões estratégicas e na segurança de qualquer empresa.

E embora não seja possível fugir da “Quarta Revolução Industrial”, este período no qual a velocidade, amplitude e profundidade trazidas pela tecnologia ajudam a reduzir o tempo gasto em inúmeras atividades, nem todas as empresas aproveitam as oportunidades geradas por dados.

Segundo estudo da BSA The Software Alliance, se as empresas usassem dados para se tornar apenas 1% mais eficientes, o PIB mundial cresceria em torno de 15 trilhões de dólares até 2030.

Surpreendente, não é?

Pensando em inspirar você a embarcar nessa, contamos 7 formas que o gerenciamento de dados pode beneficiar uma empresa de ponta a ponta:

1. Gestão de dados otimiza tempo e minimiza riscos

A forma como sua organização se adapta ao grande volume de informações sobre fornecedores é crucial para evitar riscos como multas, sanções e danos à imagem do negócio.

Dados “pulverizados” em vários sistemas e departamentos da organização são mais propensos a erros.

Por isso, é importante centralizar os dados em uma única ferramenta e habilitar um plano de governança corporativa.

A governança de dados em torno de seus fornecedores permite que você tenha um registro de dados saneado e preciso, criando transações comerciais mais seguras.

A validação alcançada com informações organizadas também tem relação total com a qualidade e a produtividade.

Afinal, a produção ou a venda de um produto depende diretamente da compra dele.

Clique aqui e descubra também como a tecnologia pode ajudar na governança da empresa.

2. Cumprimento da legislação a partir da gestão de dados

No Brasil, são criadas novas diretrizes o tempo todo. São leis, normas e regulamentos que afetam empresas todos os dias, em todos os âmbitos.

Como dados são voláteis (estima-se que 14% dos registros consultados sofram algum tipo de alteração a cada 30 dias), pode acontecer de sua empresa ter como fornecedor um parceiro que tenha deixado de estar em dia com a legislação sem que você o saiba.

Sem saber quem são seus fornecedores e com quais organizações eles se relacionam, sua empresa pode estar em risco de não conformidade.

É preciso monitorar fontes públicas e privadas, nacionais e internacionais para que isso não aconteça.

E agora, com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados, o tratamento de dados nas empresas brasileiras muda para sempre. Saiba todos os detalhes neste conteúdo especial que preparamos sobre a LGPD.

3. Melhoria no relacionamento com fornecedores

O relacionamento que a empresa tem com fornecedores é vital para a sobrevivência do negócio.

E o componente-chave dessa relação está na forma como você gerencia as informações sobre eles.

Com dados organizados, é possível rastrear o desenvolvimento de seus parceiros. Além disso, você pode classificar e priorizar os mais valiosos, antever cenários, realizar estudos e traçar estratégias.

Isso ajuda a gerar eficiência em toda a sua cadeia de suprimentos, além de favorecer uma visão mais ampla da sua rede para otimizar os esforços com terceirização, contratação e comunicação.

4. A gestão de dados ajuda a controlar o orçamento

Quando existe uma gestão de dados eficiente, que gera insights produtivos sobre a empresa e o mercado, boas decisões de negócios são tomadas.

Inclusive na hora de pensar no orçamento para aquisições, projetos ou qualquer tipo de novo investimento.

O que aconteceu é que os dados criaram uma nova realidade em que as decisões não precisam (e nem podem mais) ser superficiais.

Afinal, nada realmente vantajoso é alcançado através de “achismos”, concorda?

Com a realidade tão fácil de acessar, não existe mais razão para “ir no feeling”.

Assim, com base em números, os esforços são direcionados para os canais que mais trazem retorno e geram menos custos.

5. Identificação de boas oportunidades

A verdade é que não há subjetividade com os números: eles têm o poder de deixar as coisas bem claras.

Se temos qualidade de informação em mãos, novas oportunidades de negócios podem se revelar. Fica muito mais simples planejar os próximos passos quando somos guiados por referências apuradas em nossa área de atuação.

Quer um exemplo?

Talvez exista uma brecha no mercado ou uma necessidade do seu cliente atual que você possa suprir e gerar mais renda. Além disso, talvez haja padrões de comportamento de fornecedores a serem aproveitados.

Mas você só vai descobrir se vale a pena investir nesses cenários avaliando quantitativamente!

6. Nova cultura corporativa

A tecnologia tem o poder de mudar comportamentos. Com certeza, há dez anos atrás, nossos filhos não estariam colados numa telinha o dia todo!

Nas empresas é a mesma coisa. E no caso da gestão de dados, a mudança é bem mais positiva.

As equipes ficam mais dinâmicas, sérias e focadas em gerar resultados, pois podem contar com uma base de qualidade para pautar suas decisões.

O interessante é que aos poucos, pessoas em todo o Brasil estão percebendo que trabalhar sem o auxílio de informações de qualidade custa caro. O seu concorrente mesmo pode estar apostando pesado na tecnologia. 

Ferramentas de automação, como as da Midas, ou de CRM são boas pedidas para você começar a mudar o pensamento da empresa de dentro para fora.

7. Simplicidade e otimização da rotina

Os dados também contribuem internamente. Informações de qualidade podem revelar uma análise bem profunda das atividades da empresa. Dessa forma, podemos ver o que está funcionando ou não e corrigir o percurso.

No fim das contas, os dados estão aí para ser um grande diferencial estratégico. E com a economia brasileira ainda instável, as empresas precisam de todas as vantagens que conseguirem implementar.

Mas existe a necessidade de tomar cuidado ao coletá-los e interpretá-los de maneira produtiva.

Não basta ter uma grande quantidade de dados: é preciso estudá-los a fundo, separar o joio do trigo e ter sacadas inteligentes para sair na frente do mercado.

E se você ainda não começou a investir nesse universo, agora é o momento perfeito para mergulhar nele!

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Um abraço e até a próxima! 👋

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