Case de Sucesso: como transformamos a gestão de dados da Usina São Martinho
15/06/2021
Hoje é dia de case de sucesso. Irei apresentar como a parceria entre a Midas Solutions e a Usina São Martinho se iniciou, quais os desafios existiam, quais soluções foram colocadas em prática e quais resultados foram obtidos depois que revolucionamos a gestão de dados da empresa.
A Usina São Martinho faz parte de um dos maiores grupos do ramo sucroenergético do mundo, sendo a maior processadora de cana-de-açúcar da atualidade.
Neste caso, a base de fornecedores e clientes estava desatualizada e existiam pressões de auditorias para regularizá-la.
A sua empresa enfrenta o mesmo problema? Então, esse artigo vai te ajudar também!
Quais eram os desafios da Usina São Martinho na gestão de dados dos fornecedores?
Durante o mapeamento realizado, identificamos os seguintes problemas:.
- Ocorriam emissões de NF com informações incorretas ou para empresas com CNPJ irregular ou CND negativa
- Necessidade de ter a base sempre atualizada, com informações de qualidade
- Esse problema dificultava o fechamento tributário da empresa e ameaçava sua integridade fiscal e financeira
- Haviam pressões de auditorias internas e externas
- Existia a necessidade de produzir uma evidência documental a cada consulta e atualização de cadastro
- Não existiam colaboradores suficientes para higienizar a base manualmente
Como estruturamos nosso plano de ação?
Sem pensar duas vezes, mergulhamos de cabeça nessa parceria! Com imenso prazer, aceitamos o convite para trabalhar com a Usina São Martinho.
De imediato, buscamos compreender as queixas do cliente e o cenário que ele se encontrava.
Foi então que juntos chegamos à conclusão de que a solução ideal para vencer os desafios seria a Consulta Cadastral.
Qual tecnologia aplicamos para solucionar os problemas?
Análise e Validação de Dados Cadastrais
Uma tecnologia de automação na gestão de dados dos clientes e fornecedores. Desenvolvemos essa solução para atuar de forma ágil, garantindo menos erros e maior segurança para sua empresa.
De fato, antes de fechar negócio com um fornecedor ou cliente é essencial avaliar sua situação financeira e reputacional.
Realizar a Consulta em fontes confiáveis como Sintegra, Simples Nacional e Receita Federal é uma etapa imprescindível, no entanto, isso acaba demandando muito tempo.
É por isso que nossa solução faz o saneamento de dados utilizando mais de 60 bases públicas para consulta. Tudo isso de forma fácil e rápida!
Estamos falando de um serviço disponível em nuvem, ou seja, o custo de instalação é zero. Além disso, o acesso pode ser feito de qualquer lugar do mundo e a qualquer hora.
Através da consulta cadastral, as empresas podem:
- Consultar a Receita Federal, Sintegra e outras bases nacionais e internacionais em média de 70 segundos
- Fazer verificações cadastrais de forma individual ou em lote com curto período de retorno
- Padronizar as informações de acordo com a necessidade do ERP, considerando detalhes como caracteres especiais
- Atender às exigências das auditorias externa e interna
Além de dinâmica, a solução oferecida pela Midas Solutions é uma ferramenta que facilita o processo de tomada de decisão, mantendo cada cadastro padronizado de acordo com seu ERP.
Para saber mais, assista a esse vídeo curto!
Qual resultado a aplicação dessa solução gerou para a São Martinho?
- Tranquilidade e segurança de trabalhar com fornecedores atualizados
- Otimização do fechamento contábil da empresa
- Segurança no compliance fiscal
- Fim das notas barradas na SEFAZ e do “caminhão parado”
- Um novo olhar para a área de cadastros, que deixa de ser vista como um mal necessário. O dado passou a ser algo mais estratégico e parte das discussões com os C-level
Elizandro Machado, Analista de Cadastros na Usina São Martinho, disse o seguinte sobre a nossa parceria:
“A Midas salvou a nossa vida, na verdade. A solução faz um trabalho que é humanamente impossível de ser feito.”
Como você pode atingir esses resultados?
O cenário apresentado é parecido com o do seu negócio? Te convido a entrar em contato com a gente para saber mais sobre a consulta cadastral e como podemos personalizá-la para sua empresa.
Ficou com alguma dúvida? Escreva seu comentário abaixo.
Siga a gente no LinkedIn! Por lá, compartilhamos conteúdo rápido para descomplicar ainda mais a rotina da sua empresa.
Nos vemos no próximo blog, até lá!